Mindfulness: melhore seu dia a dia com as técnicas de meditação

Durante a leitura deste texto, é provável que você mexa no celular, responda uma mensagem, cheque o e-mail ou abra outras abas no navegador. Com tantas tarefas sendo resolvidas ao mesmo tempo, é complicado manter a concentração e executar tudo com potencial máximo. Justamente para buscar a presença plena e afugentar a ansiedade causada por tantas distrações diárias é que surgiu o mindfulness, técnica de meditação cujo objetivo é fazer com que você preste atenção à tarefa que cumpre naquele momento. O resultado imediato é melhorar a qualidade de vida e passar a usufruir plenamente o que se está vivenciando.

Porém, se engana quem pensa que é super difícil aplicar essas técnicas no cotidiano: o tratamento consiste em uma série de exercícios diários que podem ser praticados onde você estiver. Ficou interessada em conhecer mais? Acompanhe as dicas que preparamos neste post e introduza a meditação no seu dia a dia!

PRESTE ATENÇÃO NO QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO

O primeiro passo para aplicar o mindfulness é não executar tarefas no piloto automático. Ao escovar os dentes, você mexe no celular? Tente se concentrar apenas na escovação. Esse é um exercício simples que mostra o mote da técnica: a atenção plena. Isso também vale para outras situações, como trocar de roupa, correr na esteira, caminhar na rua etc. Foque no que você sente e no que ocorre ao seu entorno. É certeiro: você vai começar a observar essas rotinas de modo diferente. Se você se distrair, não se irrite. Perceba esses momentos e tente entender o porquê de eles terem ocorrido.

 

APLICAÇÃO MAIS FORMAL: DESLIGUE-SE DE TUDO

Se quiser chegar a outro nível na aplicação da técnica e praticá-la em casa, o ideal é ficar off de tudo. Desligue o celular, a televisão e o computador. Escolha uma posição confortável – você pode ficar sentada, em posição de lótus, ou se deitar sobre a cama – e se concentre na sua respiração. Perceba o que você sente, as sensações do seu corpo e se foque no presente. Se a mente se distrair, não se irrite consigo mesma e retorne o mais rápido possível para sua respiração.

Para ajudar, existem diversos aplicativos gratuitos para instalar no celular. Outra dica é tocar uma música bem relax ao fundo. Perfeito para criar um clima que vai fazer você focar apenas em si mesma por alguns minutinhos diários!

 

BENEFÍCIOS NO SEU DIA A DIA

Se ainda não está convencida a praticar a técnica, quem sabe isso te convença: entre os benefícios da aplicação se incluem a melhora da insônia e da função cognitiva, a redução do estresse e o aumento da capacidade de concentração. De brinde, ainda há o desenvolvimento da inteligência emocional, porque há maior autocontrole e autoconhecimento entre os praticantes da meditação. Para quem quer eliminar aqueles quilinhos a mais, a prática pode ajudar ao proporcionar maior atenção a seus desejos e sentimentos – que são, muitas vezes, gatilhos para atacar um prato de comida.

 

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